Ir. Gema Yamashita nascida no Japão, Nagasaki, terra conhecida como “Roma do Japão”, por ser um local onde se concentram os cristãos católicos, nasceu no dia 17 de março de 1925. Ingressou na Congregação antes mesmo de sua fundação, no dia 30 de julho de 1937, pois a Congregação foi fundada oficialmente no dia 15 de agosto de 1937. Ela ingressou com apenas 12 anos de idade pois já admirava o trabalho que o Pe. Antonio Cavoli fazia com os pobres, crianças, idosos e doentes. Aprendeu desde o início do próprio Fundador o espírito e carisma da Congregação e tornou-se religiosa na Congregação das Irmãs da Caridade de Jesus no ano de 1945, quando encerrava a 2ª Guerra mundial. Viveu em tempos muito difícil, mas viu e acompanhou a Congregação nascer e crescer e ela mesma trabalhou incansavelmente pelo crescimento da Congregação. Desde a nomeação de 2ª Madre Geral na Congregação ela foi eleita Vigária Geral e desde então foi Vigária por muitos anos até 1992 quando foi eleita 4ª Madre Geral. Portanto, acompanhou o desenvolvimento da Congregação desde o início como Vigária da 2ª e 3ª Madre Geral e vinha muitas vezes ao Brasil. Nestas ocasiões sempre nos incentivava a abrir frentes de missão e obras para o povo brasileiro. E nos impulsionou a abrir uma escola.

A Congregação veio percebendo que no Brasil, onde estamos desde 1967, todo problema social tem em sua origem uma educação deficiente; com isso concentrou esforços no campo educacional criando o Centro de Educação Caritas Gakuen - Escola Caritas, no bairro de São Mateus, com o objetivo de estender a educação no sentido de mudar o cenário social da região, com o incentivo da Madre Gema Yamashita.

As atividades da Escola Caritas iniciaram-se em 1999 com apenas 7 crianças, e foram inspiradas pela convicção de uma vontade divina e apoiadas pela solidariedade de muitos amigos. Hoje, são cerca de 550 alunos que frequentam diariamente a Escola, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Além de cerca de 50 crianças que comparecem aos finais de semana para participarem de atividades sócio educativas no projeto do Oratório Festivo Caritas. Gratuito e aberto a toda comunidade, é oferecida também alimentação com a ajuda de diversos voluntários.

A Madre Gema infelizmente não pode estar na inauguração da Escola, pois devido a uma doença faleceu no dia 18 de março de 1997 em Tóquio no Japão. Mas para deixarmos a sua lembrança, quando a Biblioteca da Escola foi inaugurada foi colocada o seu nome para sempre lembrarmos de seu carinho e desejo de uma Escola que pudesse levar uma educação sólida a muitas crianças e jovens do Brasil. A biblioteca foi inaugurada no dia 03/09/2006.